Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Andrea Bisi: Atleta IFBB e Nutricionista - Entrevista para o H & F Support !!!!




"este foi um bate-papo descontraido com a atleta e nutricionista Andrea Bisi, atleta IFBB que esta à algum tempo afastada dos palcos mas que com certeza em breve estará de volta e dando trabalho para muita gente.   Andrea que tambêm e nutricionista nos conta um pouco da sua carreira como atleta, planos futuros e fala sobre nutrição e performance."

1)      Bom em primeiro lugar gostaria de pedir para você se apresentar da maneira mais breve possível aos nossos leitores e falasse um pouco sobre seu currículo como atleta, e conseqüentemente sua atual profissão que é nutricionista especialista em alta performance.

Comecei a competir no Fitness, porque na época, em 2001, ainda não existia outra categoria feminina para pessoas que estavam iniciando, só o Bodybuilding feminino (que eu não me encaixava nesta ainda...). Fui ao estadual, brasileiro... Até surgir o Bodyfitness, que na época ainda não estava definido como seria e o primeiro que teve no Brasil foi na cidade de Suzano e eu participei... Era constituído de entrevista, round de biquíni e round de roupa de ginástica (short e tope). Daí fui atleta por 6 a 7 anos... Nessa categoria... Campeão Estadual Overall, Campeã Brasileira, Ibero e Sul-americano... Rainha da Praia hehehe ... Até que parei. Desde 2007. Foi quando me formei em nutrição e comecei a atender como nutricionista, para praticantes de atividade física e atletas. Esse ano está fechando minha pós e Nutrição Esportiva. Trabalhei com suplementos alimentares por vários anos também. Inclusive comecei atendendo na sobreloja de onde eu era gerente. Atendo hoje na maior academia da capital, Vitória Sport! 

(2)      Quem “nasceu” primeiro ? A atleta ou a nutricionista ? E que forma uma ajudou a outra. Ser atleta, e estar envolvida nestes contextos de dietas  , micro e macro nutrientes e toda essa gama de reações bioquímicas, que envolvem a rotina dos atletas acabou por direcionar sua carreira para nutrição ? Ou seja, muito daquilo que aprendeu na raça, no empírico acabou ajudando a trilhar os caminhos na hora de estudar ? 

Como respondi acima, a atleta. Como atleta eu percebi a importância e influencia da alimentação e suplementação na composição corporal. Achei isso o máximo e acabei indo cursar. Apaixonei-me logo de cara! Tinha tudo a ver comigo. Estudei muuuuito. Adorava. Fui à melhor da turma, fazia questão de aprender. Adorei... Durante o curso todo eu competi. Foi bem difícil levar os dois ao máximo. Sempre que você se doa demais em algo, você acaba deixando a desejar em outro setor da sua vida. Mas... No final deu tudo certo. Amo tudo isso! E adoro passar o que sei para as pessoas... Adoro vê-las ficando melhores em todos os aspectos, pois quando você se gosta mais, se sente melhor com seu corpo, toda a energia ao redor melhora. Trabalho, sono, estímulos, motivação, sexo, desejos, projetos, ... TUDO!

(3)      Do consultório para os palcos, você foi atleta IFBB durante 7 anos, tendo figurado como um dos grandes destaques em âmbito nacional, mas der repente você parou. Como foi esse “tempo” na sua cabeça em se falando da Andrea Bisi como atleta ? Foi uma opção, uma decepção com a modalidade ou apenas uma medida necessária para por outros projetos da vida pessoal e profissional ser postos em pratica ?

Pois é. Tive uns problemas pessoais e precisei parar e nesse meio tempo veio uma gravidez não planejada, mas que foi aceita com o maior amor que eu podia imaginar que um dia eu pudesse ter. Abracei a fase e a vivi intensamente. Entreguei-me de verdade. Mas. Isso não significou que não deixei de me cuidar, pelo contrário. Foi aí que mais me cuidei, alimentação e treinos sempre fizeram parte das minhas rotinas e nessa fase com certeza à preocupação quanto a isso aumentou. A cabeça pira um pouco, porque você vê todo um trabalho de anos irem embora, mas por justa causa. Depois a gente corre atrás: eu pensava!

(4)       Algumas coisas mudaram tanto nos palcos quantos nos bastidores dos campeonatos e eventos de fitness e musculação nesse tempo , certo ? Há mais marcas, produtos e patrocinadores nos eventos, mais publico, mais entusiastas do tema, assim como a imagem atlética e o culto ao corpo este cada vez mais atrelado aos novos padrões de beleza e estética na sociedade atual,  principalmente aqui no nossos pais . Mudanças também nas categorias e padrões das exigências das modalidades, etc. Para você, o que há de mais positivo em tudo isso e o que você enxerga como negativo ?

Certo. Bom... Não tenho visto lado negativo nisso... Tenho muita dificuldade de ver isso em todos os setores... Tento pensar e ver o lado positivo de tudo sempre. Mas. Nos eventos isso veio agregar. Hoje os suplementos são vistos de forma positiva. Existem para ajudar as pessoas a melhorarem, tanto esteticamente, como em termos de performance e até em patologias. As pesquisas hoje com suplementos são mais feitas para comprovar melhora nos quadros clínicos de patologias... E isso era o cúmulo um tempo atrás. Na verdade era visto como causador de problemas para nosso organismo. Vê!! Aiaiai Além disso, ainda tem o lado financeiro que por atleta é muito caro competir, ainda mais quando está tirando tudo do seu próprio bolso, como se fazia antigamente. Eu já gastei horrores competindo. As empresas de suplementos têm patrocinado atletas e os atletas ajudam a divulgar suas marcas. É uma troca saudável e vantajosa pros dois lados! 

Sobre as mudanças nos padrões... bom ... acho que beneficiou alguns atletas e acabou prejudicando outros... eu mesma fiquei sem categoria, pois no BodyFitness as meninas precisam ser bem menos volumosas em termos de músculos e nós brasileiras temos mais pernas e glúteos e daí não nos enquadramos muito, e daí sofremos pra entrarmos nos padrões dos outros países... Essa é minha opinião. Eu sei que cada um vai ter o seu lado e esse é o meu. Estou esperando aparecer uma categoria que o padrão seja entre o BodyFitness e o Bodybuilding. Chega loooogo!! rs

(5)      A sua rotina atual já esta focada em clima de preparação ou você apenas segue em seu ritmo normal de treinos ? Você já apresenta um shape bem próximo a padrões de quem  visa às competições...

Bom... meu ritmo de treino sempre é forte... independente de ter ou não competições... eu já não consigo mais treinar menos... com menor intensidade... parece que nem treinei se fizer isso. Então.. de várias formas (estímulos), eu sempre busco treinar forte! Adoooro!

(6)       Quais são os planos para 2012 da Andrea atleta ? Você ira se manter na mesma federação (IFBB) e em qual categoria ? Você pretende voltar aos palcos mesmo de vez esse ano ou ainda não decidiu as coisas a respeito disso ?

Bom... pretendo voltar e passar por todas as etapas necessárias: Estadual, Brasileiro, se der tudo certo: Sul-americano.. e quem sabe um mundial? Foco, determinação, disciplina e dedicação eu tenho!! Vontade pra voltar: muuita! Então... acho que vai dar muito certo! Sei que existem muitas atletas excelentes no Brasil, mas sei que também posso competir com elas.. apesar de estar afastada faz um tempo. Depois da gravidez fiquei bem insegura quanto a voltar a ter padrão atlético e competitivo de novo, mas.. agora estou mais confiante. Os meus amigos do facebook estão sempre me incentivando e tenho me sentido melhor... Se não apostarmos, nunca iremos saber se poderia ou não dar certo, não é?!? Pensamento positivo ajuda muito na conquista de qualquer meta! 

(7)      E mais fácil se preparar hoje como nutricionista ? Ou o sacrifício ainda e o mesmo ? Você é “boa” de dieta ? Ou seja, gosta, faz com gosto, não sofre nem pena pra fazer. Se e que você me entende...

Naaaaada!! Acho muito mais fácil... caraca... sofri muito com dieta! Dieta maçante! Sem variedade, sem gosto.. Sentia-me comendo isopor! Tenso. Hoje é bem melhor, pois eu sei o que eu posso e o que não vai me atrapalhar, pelo contrário, o que mais vai me ajudar. Adoro fazer dieta. Quando começo não tenho vontade de parar. Sabe por quê? Porque os resultados são tão satisfatórios que não dá vontade de estragar tudo e como a dieta não é mais penosa como antes, dá pra ficar nela mesmo sem ter objetivos, datas e competições à vista! É isso que uso com meus clientes. Eu sei que assim que eles passam a ver os resultados a coisa muda de figura e ao invés de a comida dominá-los, eles passam a ter o controle... dali em diante tudo flui mais facilmente. Bom demais!

(8)      Mais uma ainda falando sobre o tema. Estamos trazendo para o Brasil em ambas as federações IFBB e NABBA as categorias “Biquíni” e “Toned” com intuito de trazer a beleza feminina de volta aos palcos, já que as atletas devido às exigências das modalidades ao longo dos últimos anos estão com volume , densidade quase e/ou muito próximas as masculinas. Você concorda ?  Afinal você como atleta também se destacou muito pela beleza... Nos palcos a beleza e a graça das mulheres e fundamental ? Elas devem explorar esse lado e trabalharem suas siluetas e corpos sem se esquecerem de tal detalhe ?

Acho bem legal, mas também curto todas as modalidades do culturismo. Acho que podem coexistir. Não se pode esquecer que a mulher está sendo avaliada em cada categoria por critérios diferentes. Então isso sempre deve estar bem claro para a maioria que está julgando e avaliando. Acho que a mulher, por mais forte que ela seja, não deve deixar de ser feminina e ponto! 

Acho que isso não é concurso de beleza e cada critério tem seu peso. Lógico que mulheres bonitas irão chamar mais público, atrair mais patrocinadores e mídia, mas não acho que deve pesar mais do que o shape. Acho que tudo deve ser harmônico! Estou falando isso e me defendendo ao mesmo tempo, pois não acho que ganharia qualquer concurso de beleza, por isso não escolhi participar de um. Entende?!? 

(9)      Ainda no papo nutrição . Agora falando de suplementos. Você acha que suplementos também tem moda ? Anos 90 tivemos a L-Carnitina, depois creatina, depois a febre da glutamina, teve no final a do NO2 e agora estamos na era dos pré-treinos, pro - hormonais e vendo a popularização do Waxy maize. Não tenho nada contra a inovações e acho que a tecnologia atrelada à nutrição e suplementação esta aqui para nos ajudar mesmo, mas entre essa maré de informação distorcida e excesso de propaganda consumidor acaba levando gato por lebre ou se apegando a promessas nem sempre condizentes com sua realidade e usando produtos que não suprem suas necessidades e individualidade ?

Isso acontece muito e é por isso que estamos na área. Para atender essa população carente de informação. Acho que o acompanhamento de um nutricionista esportivo é fundamental. Tá... mas não é todo mundo que pode pagar um... isso também é verdade. Mas.. o que fazer então? As pessoas devem buscar as informações em lugares certos: pesquisa então. Pesquisa científica não falta na internet, da mesma forma que um monte de baboseira que se acha por aí. Cuidado com o que lê! Sempre existe alguém mais bem informado que pode lhe dar uma dica. Nesses blogs de treinos e dietas sempre tem algum especialista dando sua opinião. Tem muita gente boa por aí.  

(10)   Você acha que as marcas de suplementos respeitam os consumidores e realmente tem pesquisas serias e direcionadas ou estão só mesmo a fim de aumentar seu lucros ? Eu por exemplo já perdi a conta de quantos suplementos a muscle tech já colocou e tirou do mercado nos últimos anos que não serviam pra nada , não era aprovados pela FADA e por terem atletas famosos como seus representantes venderam horrores... Não acho essa uma postura de respeito aos consumidores.... Parece que o mercado nacional por incrível que pareça e mais serio que o americano em relação a isso... Qual sua opinião ?

Pois é... cada via metabólica que existe e cada que é descoberta é usada como função de um suplemento... é um inibidor de miostatina... é um estimulador de mTOR, é um transportador de gordura... sempre irão fazer suplementos com bases científicas em alguma pesquisa, mas que na realidade (na prática) isso não funciona dessa forma. Não é porque você descobriu que um aminoácido pode entrar numa dessas vias e fazer um estímulo que ele sozinho vai ser o responsável por desencadear a tal resposta esperada!! O metabolismo não é tão fácil assim e sofre influências diversas. Há um sinergismo entre as reações... nada é um fato isolado... sem ter mais respostas ou estímulos sendo desencadeados. Teeeenso!! Existe muito marketing sim, mas... tem muita coisa boa por aí também. Mais uma vez.. tente aprender com pessoas que se especializaram e que entendem do assunto. 


(11)   Qual os suplementos você acha indispensáveis para rotina de um atleta ?

Se tivesse que existir só um: WHEY PROTEIN.

(12)   Já mencionei ali em cima , o Waxy Mayze, veio pra ficar ? E mesmo fim da era malto e Dextrose ? Eu acho que por ser uma novidade e muito caro, deveria ser mais acessível.

Ainda é muito cedo pra falar alguma coisa.. acho que a malto e a dextrose possuem as suas aplicações e não vão deixar de existir por causa da novidade. Acho importante aguardar as pesquisas com a comprovação da eficácia e aplicação necessária do Waxy.  

(13)   Falando do nosso “ambiente” agora, ou seja todo esse meio de esporte, saúde, desempenho, nutrição etc. Você acha que estamos passando por uma revolução profissional ? Eu particularmente, acho que estamos em nosso melhor momento neste pais, seja como nutricionistas , preparadores, atletas ou profissionais da educação física. Grandes feiras como Exponutrition e Fitness Brasil e outros que são novas e boas iniciativas para todos da área, assim como os já mencionados acima investimentos do setor privado em patrocínios, endorser, etc. e a apreciação e procura do publico. O que você acha disso ? E hora da reviravolta ?E hora de tirar essa idéia bucólica, que apenas os médicos são os verdadeiros “guardiões” da saúde e pegar para nos, o que nos e de direito que é o status de sermos responsáveis diretos pela saúde e bem estar em nosso pais ?

Acho sim. Que o momento é esse! São as profissões que estão em fase de alavanca mento... subiiiindo!! Somos mais importantes porque além de melhorar performance e/ou estética, nós trabalhamos com a prevenção de doenças. É um conjunto de aspectos importantes e em alta. Sendo muito valorizados. Estamos na era dos esportes.

As feiras e congressos são fundamentais para agregar conhecimento e tecnologia. Acho tão importante estar presente que quero participar de todas!! Eu fui ano passado e aprendi muita coisa e conheci muita gente importante da nossa área.. com informações super frescas... na área de suplementação e fitness em geral. Além de poder trocar idéias com pessoas do Brasil inteiro, trocar contatos.. isso é muito legal. Essas feiras reúnem as novidades em suplementos, máquinas e equipamentos voltados para praticantes de atividades e atletas. É muito interessante! Adorei a feira e o congresso! Aprendi muito. 
Vou sim... E recomendo!

(14)   Bem, muito obrigado pelo tempo cedido aos leitores do H&F Support, o espaço é todo seu para deixar seu recado e falar o que quiser aos nossos leitores...

Espero que tenham gostado! Obrigada Cristiano pela oportunidade. Adorei participar. 
Eu sei que são assuntos muito polêmicos e que cada um tem uma opinião. 
Sei também que tem muita gente que pensa como eu e irá se identificar. 
Espero ter acrescentado alguma coisa boa pelo menos a alguém. 
E a mensagem é a seguinte: SEU RESULTADO É PROPORCIONAL AO SEU ESFORÇO! Dedique-se!!

Obrigada pela confiança,

Andrea Bisi






Cuide de sua alimentação. Viva com saúde!!
andreabisi1@gmail.com
andreabisi@hotmail.com       
 
(27) 8112-6723
(27) 9887-8217





5 comentários:

  1. Meu comentário é quê sou contra "miss bikini" e "toned" para mim isto faz totalmente contra os princípios originais do esporte.

    E meu conselho ao "webmaster" é quê troque tudo o que for "#3333FF" por "#AAAAFF" deste texto, quê no caso são os referêntes às falas dela. (faz o teste, e verás quê ficará muito mais confortável para se ler)


    Ace
    www.spades-art.com

    ResponderExcluir
  2. valeu Ace. To aprendendo ainda a editar e formatar mesmo apos um ano fazendo o blog... Mas eu aprendo. abracos...

    ResponderExcluir
  3. amei, adoro a andrea bisi, sou fã!! não conhecia esse blog , adorei.

    ResponderExcluir
  4. Adorei fazer a entrevista... queria pedir uma coisa... não sei se seria possível... o pessoal da minha página pediu que se tivesse uma versão em inglês ajudaria muito. Existe essa possibilidade??? Será???? Obrigada por tudo e se não der, entenderei perfeitamente. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Andrea Bisi foi bastante elucidativa e coerente no seu discurso. Acho muito importante esse tipo de entrevista, principalmente nos dias de hj...com os padrões de beleza mudando, nessa era bodybuilding/suplementos. É importante buscar orientação de um profissional antes de iniciar treinos e/ou começar a tomar tais produtos. Andrea Bisi mostrou para que veio, nota 10!!!

    ResponderExcluir