Powered By Blogger

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz ANO NOVO !!!!

       Mais um ano que se foi. Mais um obstaculo superado. Mais uma barreira transposta. Mais um round da vida que lutamos ate o soar do gongo...
       Para quem treinou muito, fez dieta, correu, suou, ultrapassou seus limites, tentou e conseguiu, se auto-superou para todos estes, meus sinceros parabens ! Obrigado a TODOS meus alunos, amigos e parceiros que estiveram junto comigo ao longo deste ano de 2011, enfim todos. Professores, personal trainers, atletas, alunos, e todos aqueles que acreditaram e acreditam no meu trabalho, ou que dedicaram um pouco do seu ano para uma simples conversa, palavra amiga ou troca de informacoes. Aqueles que seguem meu blog, escrevem pedindo opinioes, me encontram por todos os lados e comentam sobre ele, pedem materias, enfim todos de que alguma forma direta ou indireta participa aqui deste meu pequeno espaco para ideias... As velhos amigos que continuam mais amigos do que nunca, as novas amizades consolidadas ao longo deste ano, aos meus mestres e professores da FMU por me mostrarem um pouco mais sobre o caminho que ainda estou percorrendo, as duas pessoas mais importantes de toda minha existencia, minha mae Alice e minha filha Luana, e tambem meu  dog Zeca (amigo de todas horas) . A minha grande companheira e amiga ao longo deste ano Cristina Carvalho (obrigado por tudo) e logicamente, a VOCE !
     Para aqueles que ainda nao acordaram para uma vida com muito movimento, esporte, saude ano que vem tem mais... Quem sabe voce nao experimenta a sensacao de fazer o seu coracao bombear o sangue e voce sentir ele pulsando em potencia maxima, inundando seu corpo de endorfina e te levando a uma catarse real dos sentidos... Quem sabe ! Ano que vem voce pode tentar, ou no outro, mas saiba, que NUNCA e tarde demais !!! Feliz 2012 para todos, com muita saude, prosperidade, trabalho e logico, MOVIMENTO ! 

Cristiano Maffra


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A homocisteína é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior do que o colesterol




doenças cardiovasculares são consideradas uma das principais causas de morte em todo mundo. Somente nos Estados Unidos, no ano passado, 450 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença. No Brasil a taxa foi de 180 mil. Além da herança genética, o estilo de vida de cada pessoa – sedentarismo, fumo, estresse, entre outros – interfere na saúde cardíaca. O colesterol elevado é considerado o inimigo número um do coração. Mas, o verdadeiro vilão da história e a homocisteína.
Aminoácido natural, a homocisteína é produzida após a ingestão de carnes e laticínios. Ela surge em nosso organismo como um produto do metabolismo da metionina e é convertido em cistationa, um aminoácido. Esse é o caminho natural da homocisteína no organismo. Se esse ciclo não for corretamente seguido, pode haver prejuízo à saúde. O excesso da substância no sangue provoca o aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, e contribui para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. É a homocisteína, e não o colesterol, a substância que dá início às lesões vasculares que causam o infarto.
O nível de homocisteína elevado no sangue, como o de colesterol alto, aumenta o risco de doenças cardíacas, podendo evoluir para um infarto, até mesmo em pessoas jovens. Só que o índice elevado de homocisteína é considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares muitas vezes pior e mais preciso do que o colesterol. O que agrava ainda mais o aparecimento de doenças coronarianas é que a homocisteína acelera a oxidação do LDL (o mau colesterol) aumentando ainda mais os danos vasculares. Ou seja, a concentração de colesterol pode estar normal, mas se o nível de homocisteína no sangue estiver alto, o prejuízo ao coração acontece de forma mais rápida do que se acontecer o contrário.
Para que a homocisteína não cause danos são necessários elementos naturais que regulem as reações da substância no organismo. As vitaminas B6 e B12, betaína e acido fólico são responsáveis em manter a concentração de homocisteína normalizada. Estudos apontam que os altos níveis de homocisteína no sangue podem estar relacionados com a deficiência dessas substâncias. Uma dieta alimentar adequada, rica em frutas cítricas, vegetais – especialmente os de folhas verdes – cereais, lentilha, aspargo, espinafre, feijão pode evitar os altos níveis da substância inimiga do coração.
Pessoas com doenças coronarianas têm o risco 10 a 15 vezes maior de sofrer um infarto se a concentração da homocisteína estiver elevada e cerca de 10% a 20% dos casos de doença cardíaca também são causados pelos altos índices da substância. A homocisteína é medida por meio de um simples exame de sangue. O nível saudável está entre 5 e 15 micromoles por litros (mmol/l). Nos países desenvolvidos esse tipo de exame se tornou obrigatório. A homocisteína ainda é desconhecida por grande parte da população, principalmente no Brasil. Os riscos que os altos índices da substância podem causar são sérios, e está provado que ela é bem pior que o temido colesterol.