Powered By Blogger

sábado, 16 de abril de 2011

Homenagem a Nilza Monte Garcia (* 8 de novembro de 1942 - † 10 de abril de 2011)

                        Nós alunos da FMU, estamos em luto essa semana pela perda de nossa professora de basquete Nilza Monte Garcia que faleceu no ultimo dia 10 de abril. A professora integrou o corpo docente da faculdade desde sua fundação e já integrou a seleção Brasileira de basquete e representou nosso país em jogos internacionais e Olimpiadas . Faleceu aos  68 anos (8 de novembro de 1942), em São Paulo (SP), vítima de câncer. Ao longo de sua carreira, a pivô atuou pelo CA Ypiranga, Corinthians Paulista e Pirelli/Santo André, todos do Estado de São Paulo. 
                      Pela Seleção Brasileira, participou de uma geração vencedora, que entre outros feitos, garantiu o vice-campeonato mundial, no ano de 1971, na competição disputada em São Paulo (SP). Além desse expressivo resultado, Nilza obteve conquistas importantes, como duas medalhas de ouro no Pan-Americano (1967 e 1971) e três Sul-Americanos (1968, 1970 e 1974).

                      No basquete paulista, foi seis vezes campeã estadual. E, em âmbito nacional, conquistou um título da Taça Brasil.



                    Um dos grandes destaques da carreira da paulista Nilza foi a conquista da medalha de prata no Mundial do Brasil, em 1971. No ginásio do Ibirapuera lotado, a pivô fez a cesta da vitória sobre o Japão por 77 a 76, garantindo o vice-campeonato.






Além do basquete, Nilza, que era formada em Pedagogia e Educação Física, se dedicou à carreira de professora, unindo duas de suas paixões: esporte e educação.
                    “O basquete brasileiro lamenta muitíssimo a perda de mais um ícone da sua história. A Nilza foi um exemplo de atleta e pessoa, que deve ser seguido pelas próximas gerações. O amor que dedicava ao basquete era impressionante e vai ficar eternamente em nossa memória. A CBB envia a parentes e amigos sua solidariedade neste momento difícil”, diz o presidente Carlos Nunes.
                         A diretora de seleções femininas da CBB, Hortência Marcari, esteve no velório da ex-atleta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário