Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cozinha do Atleta: Omelete de Albumina por Cristiano Maffra

         Novidade ! Inaugurando uma nova sessão para o blog. Como todos sabem, uma boa alimentação está ligada diretamente a bom desempenho do atleta e praticante de atividade física, ou seja, uma alimentação rica e balanceada, adequada a cada bio-tipo e adaptada as necessidades específicas de cada modalidade ajudará o atleta a ter melhor rendimento/desempenhio, mas tambêm auxilia aos "não atletas", ou seja a galera antenada em qualidade vida, e ainda em um bom visual estético, pode se valer dessas boas e saudáveis alternativas para alcançar as suas metas. Afinal você é o que você come !




        A grande sacada desta sessão é que ela  terá a cara de quem escreve. Geralmente a  comida associa-se à prazer, mas quando utilizam a palavra "dieta" parece que via de regra  vem aquela comida insossa, sem sabor, etc, etc. O que não é verdade. Existem uma diferença entre comer e se alimentar, e quem realmente se alimenta bem, sabe que há muitas alternativas pra fazer isso sem deixar prazer de lado, logo essa sessão eu convidarei amigos e conhecidos ou mesmo leitores e anônimos do blog a compartilhar conosco aqueles "segredinhos" para os bons pratos sem sair da dieta. O lance de cada prato é analizar alguns quesitos também, ou seja praticidade, facilidade de preparo etc...
       Pra inaugurar um dos meus preferidos, nem tanto pelo sabor mas pela facilidade praticidade e baixo custo. O famoso: Omelete de albumina. Afinal é um saco ficar quebrando ovos, faz aquela bagunça e ainda tem que separar a gema, etc...


Omelete de Albumina  por Cristiano Maffra


Ingredientes:


versão salgada:


3 scoop de albumina
1 ovo (com gema)
temperos a gosto
1 copo e 1/2 de agua


opcional: peito de peru picado ou frango desfiado, ou ainda queijo cottage/ricota


modo de preparo: 1) Coloque a agua no liquidificar, (para evitar que a  grude tudo de forma desastrosa no mesmo) , logo depois adcione a albumina e o ovo inteiro. Não adcione os temperos ainda. Bata tudo até que fique com uma consistência homogênea e dissolva todo o pó. 2) Numa frigideira quente com Teflon ( SIM ! Precisa ser com teflon senão gruda mesmo... E tambêm não use uma muito grande) espalhe uma fina camada do liquido em todo fundo. Não é necessario usar óleo, mas se for usar dê prefência aos poucos saturados como canola. Tampe a panela e abaixe o fogo. Nem pense em sair de perto pois cozimento é muito rapido. Nesse ponto, por cima da massa adciona-se os temperos à gosto. Em menos de 2 minutos já pode virar. Se tiver bons dotes culinários será moleza, senão use um prato para auxilia-lo.obs. Aqui junto com os temperos voce pode optar por adcionar peito de peru ou frango desfiado, mas apenas para realçar sabor do prato, logo use pequenas quantidades (já que a quantidade de proteínas do prato já e suficiente para uma refeição), lembrando tambêm que embutidos já tem uma quantidade alta de sal/sódio. Pode-se optar tambêm pelo queijo cottage e/ou ricota, mas que tambêm não seriam indicados pra refeição de zero carbo, já que lactose é um tipo de carbo e tambêm para aqueles que estão no período de definição (cutting) já que o mesmo segundo consenso entre os atletas prejudica esse processo.




versão doce: 


*essa é uma boa pedida para café da manhã, pelo sabor ser mais pitoresco à essa refeição assim como ter frutas em seus ingredientes, o que ajuda a manter bons níveis de glicose no sangue por causa da presença da frutose, evitando assim aquela ansiedade em se comer doces ao longo do dia de forma inexplicável devido a queda destes níveis na corrente sanguinea. Eu não indicaria para comer a noite e também não serve para refeições zero carbo.




Ingredientes:


 3 scoop de albumina
1 ovo (com gema)
1 copo e 1/2 de Ades Light Sabor Banana
1 banana nanica picada ou 1 maça grande picada
1 colher de uva passa
Canela em pó


Modo de preparo é igual, apenas subtitui-se a agua pelo leite de soja Light. E na hora de adcionar os temperos ao inves disso adciona-se as frutas e a canela em pó.


Essa sugestão de prato é maneira, e tem boa quantidade de proteínas (entre 20 e 30 gms) e para acompanhar qualquer uma das duas cai bem pão integral, ou uma boa porção de aveia, logicamente dependendo do horário que você vai faze-la. Um prato rápido, de fácil preparo e de custo baixo. Não tem gorduras , apenas a quantidade que existe na gema do ovo (tabela abaixo)  que adcionamos ou ainda o da quantidade dos frios e queijo para quem optar em usá-los. Espero que gostem. Valeu. Abraço a todos. 




Informações Técninas:



albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).
Principal proteína do plasma sanguíneo, é sintetizada no fígado, pelos hepatócitos.
A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves. Uma pessoa com queimaduras do terceiro grau em 30 a 50% do seu corpo necessitaria de 600 gramas de albumina. São necessários 10 a 15 litros de sangue para extrair-se essa quantidade de albumina. Também pode ser usada para recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas como a lipo-aspiração, pois, a albumina ajuda a desinchar.
A concentração normal de albumina no sangue animal fica entre 3,5 e 5,0 gramas por decilitro, e constitui cerca de 50% das proteínas plasmáticas. Outro grande grupo de proteínas presentes no plasma são as globulinas. A albumina é fundamental para a manutenção dapressão osmótica, necessária para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento intravascular e o extravascular, localizado entre os tecidos. A membrana basal do glomérulo renal, permite a filtração glomerular da albumina, mas isso em quantidade mínima não chegando fazer parte da urina, devido estas albuminas acaberem sendo reabsorvida pelos túbulos contorcidos proximaais dos néfrons. Na glomerulonefrite a permeabilidade desses glomérulos as proteínas aumentam a ponto de muitas delas não conseguirem ser reabsorvidas por completo fazendo com que muitas delas acabem fazendo parte da urina sendo por ela eliminadas. O diagnóstico dessa doença pode ser feito por um exame simples de urina que verifica a presença ou não de albumina na urina.


Ovo cru
Quantidade1 ovo
Água (%)75
Calorias80
Proteína (g)6
Gordura (g)6
Ácido Graxo Saturado (g)1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,7
Colesterol (mg)274
Carboidrato (g)1
Cálcio (mg)28
Fósforo (mg)90
Ferro (mg)1
Potássio (mg)65
Sódio (mg)69
Vitamina A (UI)260
Vitamina A (Retinol Equivalente)78
Tiamina (mg)0,04
Riboflavina (mg)0,15
Niacina (mg)Traços
Ácido Ascórbico (mg)0

5 comentários:

  1. Cris amei a dica e aguardo outros posts com diquinhas de dieta!!

    ResponderExcluir
  2. Consumir albumina dessa forma tbm provoca gases intestinais?

    ResponderExcluir
  3. Po, cara valeu a dica....

    Fiz do primeiro modo e grudou tudo e ficou uma m*****

    Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  4. Post antigo que fez minha felicidade agora. Só que essas medidas aí deram um baita omeletão, usarei metade da albumina da próxima.

    ResponderExcluir
  5. Segui parte da sua receita e misturei banana com maçã, como não tinha canela nem suco só joguei um pouco de água e misturei bem... rendeu um bom rango da tarde, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir